Manutenção dos dispositivos e acessórios
Os dispositivos dos seus pacientes têm de ser bem cuidados para garantir a eficácia do tratamento.
Manutenção do dispositivo
Para poder oferecer um tratamento consistente e de alta qualidade, o dispositivo do seu paciente tem de ter uma boa manutenção. Um filtro de ar bloqueado pode afetar a pressão fornecida ao seu paciente. Mensalmente, recomendamos desligar a máquina de terapia do sono da fonte de alimentação e limpar o exterior com um pano húmido e detergente suave. Evite molhar as áreas elétricas.
Também é importante verificar regularmente a presença de orifícios ou acumulação de poeira no filtro de ar. Consulte o manual do utilizador do dispositivo para obter recomendações específicas sobre a frequência com que o seu paciente deve realizar a manutenção do dispositivo.
Nota
A tampa do reservatório de água, a placa e a base desmontadas também podem ser lavadas na máquina de lavar louça no ciclo delicado ou de vidro (apenas no cesto superior).
Os pacientes não devem utilizar nenhum dos seguintes produtos para limpar os seus humidificadores, uma vez que estas soluções podem causar danos e reduzir a vida útil do produto:
- Soluções à base de lixívia, cloro, álcool ou amoníaco
- Sabonetes hidratantes, antibacterianos ou à base de glicerina
- Amaciadores de água e descalcificadores não aprovados
Substituição de circuitos e filtros
A manutenção adequada dos componentes é fundamental para o tratamento da apneia do sono do seu paciente. Aqui apresentamos as nossas diretrizes para a substituição de filtros e tubos de dispositivos, para que obtenha uma terapia funcional.
Com que frequência devem os circuitos ser substituídos?
Recomendamos que substitua os tubos do dispositivo do seu paciente regularmente, para um máximo conforto. Normalmente, esta substituição deve ocorrer após 6 a 12 meses de utilização.
Com que frequência devem os filtros de ar ser substituídos?
Se o ambiente for particularmente húmido ou poeirento, o filtro descartável não vai durar muito tempo. Recomendamos que seu paciente inspecione visualmente o filtro todos os meses para determinar se o filtro precisa de ser descartado. A substituição recomendada é a cada 6 meses ou antes, dependendo do estado do filtro.