Viajar com o dispositivo de terapia do sono
Quer seja para umas férias há muito necessárias ou para uma viagem de trabalho, viajar pode ser cansativo – especialmente sem a sua terapia que lhe proporciona uma boa noite de sono.
É importante continuar a sua terapia nas férias. Continue a ler para obter dicas e ferramentas úteis sobre como fazer as malas e viajar com a sua terapia PAP. Boa viagem!
Preparação para as férias
Quer esteja a acampar, a fazer uma viagem de carro ou a viajar para o estrangeiro, este pequeno vídeo dar-lhe-á informações úteis sobre como transportar e utilizar o seu dispositivo enquanto está fora.
O que deve saber antes de partir?
Tomar nota de informações úteis
Uma carta do médico que certifique que necessita de terapia e respectivos parâmetros de tratamento prescritos.
Uma nota sobre todos os detalhes adicionais do seu tratamento, como pressão, tipo e tamanho da máscara.
Os contactos do seu médico, prestador de cuidados e empresa de cuidados respiratórios domiciliários.
Os dados do seguro de saúde, incluindo o número da sua apólice e os contactos do fornecedor.
A Carta de Conformidade para Viagens com Equipamentos Terapêuticos da ResMed, em como está em conformidade com a Administração Federal da Aviação dos EUA (Federal Aviation Administration, FAA), para que possa levar o seu dispositivo consigo enquanto estiver em viagem.
Verificar se o dispositivo tem bateria
Pelo menos duas semanas antes de viajar, peça permissão à companhia aérea para utilizar o seu dispositivo durante o voo. Se lhe derem permissão por escrito, lembre-se de levar consigo uma cópia da carta/e-mail.
Se viajar durante a noite noutros meios de transporte (por exemplo, comboio), entre em contacto com o operador ou com a agência de viagens com antecedência para perguntar se é possível ligar o seu dispositivo de terapia.
Verifique se vai precisar de um adaptador especial de alimentação para utilizar o seu dispositivo num avião ou noutro meio de transporte, e não se esqueça de levar um consigo! A ResMed tem disponíveis conversores para que possa utilizar o seu dispositivo com uma fonte de alimentação de 12 V ou 24 V de CC num carro, barco ou noutro veículo com bateria adequada. Precisa de um? Contacte a sua empresa de cuidados respiratórios domiciliários Se uma fonte de alimentação adequada não estiver disponível, considere a utilização de um conjunto de baterias.
Levar peças de substituição adequadas
Leve consigo uma almofada extra para a máscara, para que a possa repor se for necessário, uma vez que poderá ter dificuldade em encontrar uma que seja adequada no estrangeiro.
Coloque também na sua mala as toalhitas de viagem para manter a sua máscara e equipamento limpos enquanto viaja.
Ter cuidado com a humidificação
Por favor, NÃO utilize um humidificador convencional num avião. A turbulência pode fazer com que entorne água e danifique o seu dispositivo. O sistema AirMini Humid X, que não necessita de água, pode ser utilizado em aviões.
Certifique-se de que não há água na câmara de humidificação antes de colocar o dispositivo na mala.
Conselhos de viagem com a terapia
O que tem de saber antes de ir?
Pode contactar o seu prestador de cuidados de saúde para obter aconselhamento sobre a resolução de problemas técnicos com o seu dispositivo. As equipas da ResMed também estão à disposição para ajudar e pode contactá-las por correio eletrónico.
A conetividade sem fios é desactivada enquanto os dispositivos estão no Modo de Avião e a transmissão de dados estará, portanto, temporariamente indisponível. Se estiver no estrangeiro ou a utilizar o Modo de Avião durante um período prolongado, poderá querer informar a sua clínica do sono de que não deve esperar receber quaisquer dados do seu dispositivo enquanto estiver ausente.
Normalmente, sim. A placa de características do dispositivo de terapia pode especificar 50-60Hz, mas a fonte de alimentação dos dispositivos mais recentes é normalmente compatível com a fonte de alimentação de 110V ou 400Hz dos aviões. No entanto, poderá ter de utilizar um adaptador específico para ligar à tomada eléctrica a bordo. Informe-se sempre junto da companhia aérea antes de viajar.
Não, os scanners de raios X não danificarão o seu dispositivo¹. No entanto, a segurança pode precisar de ver uma carta do seu médico a confirmar que está a transportar equipamento médico, pelo que é uma boa ideia tê-la sempre à mão.
Sim, o seu dispositivo CPAP, APAP ou binível deve funcionar num país estrangeiro. No entanto, as tomadas eléctricas diferem de país para país, por isso certifique-se de que leva consigo um adaptador de ficha adequado. Os adaptadores podem ser comprados na maioria das lojas de eletrónica e de viagens, bem como nos aeroportos. Se vai estar no estrangeiro durante um longo período de tempo, pode querer dizer à sua clínica do sono que não deve esperar receber quaisquer dados do seu dispositivo enquanto estiver fora.
Sono saudável, viagens confiantes
Este ebook gratuito para viagens com o dispositivo está repleto de informações práticas sobre viagens com o PAP. Desde comboios a aviões e caravanas, cobrimos tudo. Transfira-o agora e deixe-se sonhar com a sua próxima viagem – bem dormida, apesar de estar longe de casa!
Produtos relacionados
AirMini
Com um peso de 300 g e 14 cm de comprimento, o AirMini proporciona-lhe a mesma experiência de terapia que se espera da ResMed, tudo num pacote completo e extremamente adequado ao seu estilo de vida, em tamanho pequeno.
Conversor CC/CC Air10
Para alimentar um dispositivo de terapia AirSense 10 ou AirCurve 10, ou mesmo um ventilador Lumis com uma fonte de alimentação de 12 V ou 24 V de CC, como uma bateria de um carro ou barco.
Bolsas de transporte
Continue o seu tratamento enquanto está em viagem. Os sacos de viagem dos nossos dispositivos de terapia de distúrbios do sono e dos nossos ventiladores oferecem proteção segura e acesso fácil num formato robusto e bem desenhado.
Referências:
- Compatibility of airport x-ray scanners with ResMed devices. Data on file ID A4726587.