Doença pulmonar restritiva
Saiba mais sobre os sintomas da doença pulmonar restritiva e opções de tratamento.
O que é a doença pulmonar restritiva?
A caixa torácica é vital para a ação mecânica da respiração. Inclui as estruturas ósseas (costelas, coluna vertebral, esterno), os músculos respiratórios (os órgãos do corpo que ajudam a respirar) e os nervos que ligam o sistema nervoso central aos músculos respiratórios. Quando uma pessoa sofre de doença pulmonar restritiva, é provável que a sua respiração esteja condicionada e a pessoa pode sofrer de insuficiência respiratória a longo prazo. As doenças pulmonares restritivas mais comuns que levam à insuficiência respiratória são a escoliose e/ou a cifoscoliose.
Os sintomas de insuficiência respiratória em pacientes com doença pulmonar restritiva incluem:
- Dispneia (falta de ar durante as atividades)
- Ortopneia (falta de ar enquanto a pessoa está deitada)
- Edema periférico (inchaço da perna ou tornozelo)
- Infeções torácicas repetidas
- Dores de cabeça matinais
- Fadiga
- Má qualidade do sono
- Perda de apetite
Por que é importante tratar a doença pulmonar restritiva?
Uma vez que a doença pulmonar restritiva afeta a área à volta das estruturas ósseas, dos músculos respiratórios e dos nervos, a pessoa pode não ter força muscular suficiente para respirar de modo autónomo. Como pode imaginar, se não conseguir respirar corretamente durante o dia, não terá energia para fazer muitas das coisas que gosta. E o facto de não conseguir respirar bem à noite impede que o corpo desempenhe as suas funções vitais e recarregue para o dia seguinte.
É importante que inicie o tratamento com um ventilador se o seu médico ou outro profissional de saúde tiver indicado que este é o tratamento adequado para si. Tratar os problemas respiratórios e de sono causados por uma doença da caixa torácica pode fazer uma grande diferença na sua qualidade de vida. Com a ajuda de ventilação, a qualidade da respiração melhora e a pessoa consegue desfrutar de uma maior sensação de bem-estar.
Opções de tratamento para doença pulmonar restritiva
A ResMed desenvolveu dispositivos terapêuticos e ventiladores para tratar problemas respiratórios relacionados com doenças pulmonares restritivas, para que o paciente se sinta melhor durante o dia, durma melhor durante a noite e aproveite a vida ao máximo.
O objetivo de qualquer terapia de ventilação é ajudar o sistema respiratório da pessoa para que não precise de se esforçar tanto para respirar. Este tratamento pode ser feito de forma invasiva ou não invasiva.
Continuar a explorar
O que é a terapia por ventilação invasiva e não invasiva?
Saiba como a ventilação não invasiva (VNI) ou a ventilação invasiva (VI) podem ajudá-lo a respirar mais facilmente.
Doenças e problemas respiratórios
Saiba mais sobre outras doenças respiratórias como SHO, doenças neuromusculares e doenças pulmonares restritivas e que tratamentos de ventilação invasiva e não invasiva estão disponíveis para realizar em casa ou no hospital.
O que acontece durante a respiração normal?
Para entender o que pode estar a afetar a sua capacidade de respirar corretamente, é importante saber como funciona a respiração normal.