Screening e Diagnóstico da Apneia do Sono | ResMed Portugal

Screening e diagnóstico da apneia do sono

“Com a abordagem correta de diagnóstico e tratamento, a maioria dos distúrbios do sono são facilmente tratados”, diz o Dr. Wesley E. Fleming do Sleep Center Orange County.

Começar: como fazer o estudo para apneia do sono

Passo 1

Ronca/ressona, tem problemas em dormir ou suspeita que tem apneia do sono ou uma condição respiratória?
Se sim, é importante levar esses sinais a sério com estes dois passos simples:

Reconhecer os seus sintomas
Constam na lista de sintomas comuns da apneia do sono ou de outras doenças respiratórias?

Discuta com o seu médico a possibilidade de fazer um estudo do sono
(conhecido como polissonografia) , em laboratório ou no domicílio.

Compreender as opções de estudos do sono disponíveis

Passo 2

Se está preocupado e pensa que pode ter apneia do sono, consulte o seu médico para lhe falar sobre os seus sintomas. O seu médico irá recomendar-lhe um estudo do sono se houver suspeita de que possa ter apneia do sono ou outra doença relacionada com o sono. Com o diagnóstico correto, poderá receber o tratamento correto e a sua saúde deverá melhorar.

  • Estudo do sono em laboratório

Num hospital ou laboratório do sono, o pessoal clínico irá colocar sensores no seu corpo para monitorizar o seu sono. Com a sua permissão, a equipa também poderá gravar o estudo do sono para obter mais informações sobre o seu comportamento durante o sono. Isto permite avaliar eventuais movimentos irregulares durante o sono (como falar ou andar a dormir) e convulsões noturnas. Neste tipo de estudo, deverá pernoitar nas instalações, por isso deverá levar tudo o que for necessário para a sua rotina habitual de sono, incluindo pijama e artigos de higiene pessoal.

  • Estudo do sono em casa

Um estudo do sono em casa é semelhante a um teste em laboratório ou numa instalação hospitalar, mas com o conforto e comodidade acrescidos de estar na sua própria casa. Antes da noite em que se realizará o estudo do sono, um profissional de saúde do sono irá mostrar-lhe como aplicar os sensores e monitores e como utilizar o dispositivo de registo durante a noite.

Na noite em que tiver agendado o estudo do sono, deverá seguir a sua rotina normal, preparar-se para dormir, ligar tudo como lhe foi mostrado e iniciar o registo. De manhã, deverá retirar tudo conforme demonstrado anteriormente e devolver o aparelho de registo ao laboratório ou hospital.

 

Quão grave é a minha apneia do sono?

Ícone de um termômetro

Apneia do sono ligeira
Quando ocorrem 5 a 14 interrupções da respiração por hora de sono.

Ícone de um termómetro

Apneia do sono moderada
Quando ocorrem 15-30 interrupções da respiração por hora de sono.

Ícone de um termómetro

Apneia do sono grave
Quando ocorrem > 30 interrupções da respiração por hora de sono.

O que acontece se for diagnosticado?

Se for diagnosticado com apneia do sono, o mais importante é não se preocupar: a apneia do sono é altamente tratável. O seu médico irá provavelmente receitar-lhe a terapia para que consiga ter uma noite inteira de sono saudável. Se a sua apneia do sono for ligeira ou moderada, poderá ser-lhe receitado um dispositivo de avanço mandibular (DAM), como o dispositivo Narval. Também poderá ser recomendado que faça mudanças de estilo de vida, como perder peso ou reduzir o consumo de álcool.

Se não tiver apneia do sono, mas continuar a sofrer de sono irregular ou de sintomas de apneia do sono, fale com o seu médico. Também pode ler as nossas dicas sobre hábitos saudáveis de sono.

 

Termos médicos comuns associados ao estudo do sono ou aos resultados do teste

  • Apneia: Quando se deixa de respirar durante o sono. No caso da apneia obstrutiva do sono, esta ocorre quando toda a via respiratória fica bloqueada, impedindo a entrada de ar nos pulmões.
  • Hipopneia: Uma redução do fluxo de ar de 30% ou mais associada a uma redução semelhante do movimento do peito e da barriga, bem como uma redução de 3% (4% segundo as diretrizes da Medicare) ou mais do nível de oxigénio no sangue.1
  • Índice de apneia-hipopneia (IAH): avalia o número de eventos de apneia e hipopneia que ocorrem por hora de sono e é utilizado para calcular a gravidade da apneia do sono. No caso dos adultos, 5 a 15 eventos indicam apneia do sono ligeira, 15 a 30 eventos indicam apneia do sono moderada e mais de 30 eventos indicam apneia do sono grave.2
  • Estudo do sono em casa: uma forma simples e conveniente de detetar distúrbios do sono como a apneia do sono no conforto do seu próprio quarto. O estudo do sono em casa pode ser utilizado como alternativa a um estudo do sono por PSG realizado em laboratório.
  • Estudo do sono por polissonografia (PSG): uma análise detalhada do sono que mede os níveis de oxigénio no sangue, a pulsação, as ondas cerebrais, o movimento ocular, etc. Os estudos do sono por PSG são geralmente realizados em laboratórios do sono e utilizam sinais como EEG, EMG e EOG (veja abaixo).
  • Eletroencefalograma (EEG): um registo das diferenças elétricas dentro ou entre diferentes regiões cerebrais. As ondas cerebrais mudam significativamente durante as diferentes fases do sono. Ao medir as ondas cerebrais, os especialistas do sono conseguem compreender os seus padrões de sono e identificar distúrbios do sono.
  • Eletromiograma (EMG): um registo da atividade elétrica do sistema muscular. A atividade e a tensão musculares tendem a ser diferentes durante as diferentes fases do sono. O EMG é utilizado para compreender a qualidade e quantidade do sono do paciente e também pode ser utilizado para diagnosticar distúrbios dos movimentos periódicos dos membros.
  • Eletro-oculograma (EOG): um registo da atividade elétrica ocular. O EOG regista a posição e o movimento dos olhos durante o sono. Os movimentos oculares involuntários podem mudar significativamente nas fases do sono, pelo que o EOG permite medir o tempo que uma pessoa passa nas diferentes fases.
  • Índice de distúrbios respiratórios (IDR): mede o número de perturbações respiratórias que ocorrem por hora de sono. É semelhante ao IAH, mas inclui as vigílias associadas a eventos respiratórios. São perturbações do sono que não cumprem os critérios para serem classificadas como apneias e hipopneias.3

O tratamento ajuda?

Tratar a apneia do sono irá ajudá-lo a dormir melhor e a melhorar o seu nível de energia e saúde em geral.4 Sem que dê por isso, irá voltar a sentir-se melhor todos os dias!

Partilhe a sua experiência inspiradora sobre como o tratamento da apneia do sono mudou a sua vida e porque é importante tratar da sua saúde.

Homem de óculos em pé bebe de uma caneca

Referências:

  1. Berry, R.B., et al., Rules for scoring respiratory events in sleep: update of the 2007 AASM Manual for the Scoring of Sleep and Associated Events. Deliberations of the Sleep Apnea Definitions Task Force of the American Academy of Sleep Medicine. J Clin Sleep Med, 2012. 8(5): p. 597-619.
  2. Osman, A.M., et al., Obstructive sleep apnea: current perspectives. Nat Sci Sleep, 2018. 10: p. 21-34.
  3. Iber, C., Ancoli-Israel, S., Chesson, A., and Quan, S.F. for the American Academy of Sleep Medicine, The AASM Scoring Manual for Scoring of Sleep and Associated Events: Rules, Terminology and Specifications. American Academy of Sleep Medicine, 2007. 1st Ed (Westchester, Illinois).

4. Campos-Rodriguez, F., et al., Continuous Positive Airway Pressure Improves Quality of Life in Women with Obstructive Sleep Apnea. A Randomized Controlled Trial. Am J Respir Crit Care Med, 2016. 194(10): p. 1286-1294.